vinhos vinho vinhedo champagne vinhos tinto . início I artigos I história do vinho I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato
Conheça Veneza, Itália!

  Pesquisar:

Vinícolas

Principais Vinícolas

As principais e mais famosas vinícolas do mundo estão, em boa parte, concentradas na região de Bordeaux, na França, onde são produzidos 650 milhões de litros a partir de cerca de 120 mil hectares de vinhedos. As vinícolas italianas também agradam os turistas interessados na tradição milenar do vinho. Leia mais em vinhos italianos.

As primeiras vinícolas brasileiras foram introduzidas por pelos imigrantes portugueses nos estados do Nordeste em 1756, por ordem do Marquês de Pombal. Na década de 60, as maiores vinícolas foram introduzidas nas serras do Rio Grande do Sul, incluindo também os outros estados do sul e sudeste.

Hoje no Brasil estão a Aurora , Dal Pizzol , Casa Valduga, Salton e Miolo.

Wine trips:
•  Roma, Itália
•  Veneza, Itália
•  Paris, França


Uma região vinícola é uma área geográfica para o cultivo e coleitas de videiras, a fim de produzir seus sumos derivados como suco, vinho e passas.

Vinícolas

Quanto menor é a produção da vinícola, mais fácil fica de se ter controle sobre os detalhes da produção. Os cuidados que fazem um vinho especial.

Vinícolas

Onde nasce o prazer!

São nas vinícolas que se realiza o processo de vinificação, cujo objetivo é a transformação do conteúdo açucarado das uvas em álcool etílico e outras substâncias por fermentação.

São três fases: o tratamento mecânico do produto recolhido dos cachos de uva; a fermentação propriamente dita; e o envelhecimento.

Durante o tratamento mecânico há diversas operações como a famosa pisa ou esmagamento para estourar as bagas, extraindo a polpa e o suco das uvas; a retirada da parte lenhosa do cacho; a espremedura ou coleta do suco; e a prensagem, que se faz antes de proceder à fermentação nos vinhos tintos. No final dessa fase, realiza-se a correção das polpas, para compensar a falta ou o excesso de açúcar ou de ácidos. A fim de evitar a proliferação de microorganismos indesejados, outras substâncias são acrescentadas à polpa como anidrido sulfuroso ou taninos.

Nesse ponto, se inicia o primeiro processo de fermentação com a introdução da levedura. É quando os açúcares são degradados e transformados pelas enzimas da levedura até a produção de álcool etílico e dióxido de carbono. Seguida a essa primeira fermentação, o produto é submetido a uma segunda, mais lenta, em barris e tanques especiais.

A etapa final é a de conservação e envelhecimento, na qual o vinho é engarrafado e as garrafas são dispostas em adegas onde permanecerão por alguns anos, de acordo com o grau de maturação que se pretenda obter.

 

Algumas das principais vinícolas do Brasil:

  • Vinícola Aurora - A história da vinícola inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos na Serra Gaúcha, no Sul do Brasil, encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem.
  • Vinícola Salton - Em 1878, a Família Salton, vinda da Itália, foi uma das primeiras a chegar ao Rio Grande do Sul e instalou-se numa localidade fundada com o nome “Vila Izabel”, cidade conhecida atualmente como Bento Gonçalves.
  • Vinícola Garibaldi - Atualmente possui uma área construída de 32.000 m2 e sua capacidade de estocagem é de 20.000.000 de litros de vinho. .
  • Vinícola Miolo - a Miolo já fez da sua comunicação um patrimônio sólido, que possui características marcantes.
  • Vinícola Perini - Antonio e Giuseppe Perini chegaram ao Brasil em 1876, trazendo da Itália a arte de transformar uva em vinho e a imagem do Santo Anjo da Guarda para abençoar seus vinhedos.
  • Vinícola Cave de Amadeu - Fundada em 1979 pelo engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse, chileno que veio para o Brasil em 1976 contratado para dirigir a Chandon do Brasil.
  • Marco Luigi - A Marco Luigi oferece um seleto grupo de vinhos e espumantes elaborados com uvas selecionadas.
  • Vinícola Peterlongo - No ano de 1899, Manoel Peterlongo e sua família migraram da Itália rumo ao sul do Brasil, com a intenção de produzir bebidas finas.

   Compartilhe

  




início I artigos I história I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato

Os Vinhos.com.br - Todos os direitos reservados © 2013