vinhos vinho vinhedo champagne vinhos tinto . início I artigos I história do vinho I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato . .
os vinhos cães

 

  Pesquisar:

 

Curiosidades sobre vinhos

"Quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de vinho?"

 

 

"O vinho é composto de humor líquido e luz"
- Galileu Galilei

Curiosidades sobre vinhos

"Cristo não consagrou a água, o leite ou a coca-cola: consagrou o pão e Vinho, como alimentos do corpo e do espírito"
- Fernando Sabino

Vinhos no Brasil

Em 1532 foram trazidas para o Brasil as primeiras videiras, com a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza. O fundador da cidade de Santos, em São Paulo , Brás Cubas, foi o primeiro a cultivar a vinha em nosso país.

Curiosidades sobre vinhos
Ingleses: os inventores do saca-rolhas
Em 24 de agosto de 1795, foi criado na Inglaterra o primeiro saca-rolhas, patenteado por Samuel Henshall. Os ingleses também foram os primeiros a utilizar rolhas, estas importadas da Espanha e de Portugal, com a finalidade de vedar garrafas de vinhos.

"Comer é uma necessidade do estômago; beber vinho é uma necessidade da alma" ." - Claude Tillier

 

 

 

Curiosidades sobre vinhos

.  Curiosidades sobre vinhosCuriosidades

Cognac é vinho!

Produto da destilação de vinhos brancos, o cognac é uma bebida que, durante longa permanência em barricas, se apropria da cor e dos aromas que o carvalho lhe transfere.

Originados da uva Ugni Blanc, cultivada em área delimitada, em solo calcário e clima temperado e chuvoso, são pouco alcoólicos e muito ácidos.


Champanhe: feita de uvas tintas?

Além de ser produzida a partir de uvas do tipo chardonnay (branca), a bebida, sinônimo de sofisticação e elegância, também é extraída das uvas pinot noir e pinot meunier (pretas). E mais: somente os vinhos produzidos na região de Champagne, na França, podem receber o título de ‘champagne', Qualquer outro, fabricado em outros lugares do mundo, deve ser comercializado como espumante.

 

Quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de vinho?

Em média uma garrafa contém cerca de 600 uvas.

 

Por que a garrafa de vinho deve ficar na horizontal e não na vertical?

Isso se explica pelo fato de que, se mantida na vertical, o vinho não entrará em contato com a rolha, geralmente feita de cortiça, uma fibra vegetal. O contato da rolha com o vinho potencializa o processo de vedação, impedindo assim a entrada de ar na garrafa e, por conseqüência, sua acidificação ou “avinagramento”.

Contudo, assim que aberta, o ideal é que a garrafa fique na vertical para que seja menor a contaminação entre a bebida e o ar que já penetrou na embalagem.

Fonte: Associação Brasileira de Enologia - enologia.org.br

 
 
início I artigos I história I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato

 

Os Vinhos.com.br - Todos os direitos reservados © 2012