vinhos vinho vinhedo champagne vinhos tinto . início I artigos I história do vinho I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato
vinhos

  Pesquisar:

 

 

 

 

Os vinhedos dos irmãos Camponogara unem a tradição italiana ao terroir único da Campanha Gaúcha.

VINHEDOS CAMPONOGARA

 

 

 

 

 

 

Sites Parceiros:
Os Cães
Os Gatos

Biologia
Plantas
Orquídeas
Empregos

Conheça a
Toscana, Itália

OS VINHEDOS CAMPONOGARA, EM DOM PEDRITO/RS
.
VINHEDOS CAMPONOGARA
Desde 1990, os irmãos Adair e Sady Camponogara se dedicam à vitivinicultura

Obter um vinho de boa qualidade depende de vários fatores relacionados à natureza e à ação do homem. Combinados, esses fatores podem resultar em um aumento significativo da qualidade do vinho, agregando-lhe valor e viabilizando a vitivinicultura em determinada região.

Em Dom Pedrito, na campanha gaúcha, em virtude do Paralelo 31, há um fator decisivo para a produção de uvas de qualidade: uma amplitude térmica equilibrada que favorece a maturação, a graduação de açúcar ( em média 21º Babos) e relação de acidez e PH equilibrado.  O período de maturação é de pouca chuva e bastante sol. Por ser planície, região aberta, as chuvas rápidas e os ventos constantes  impedem a entrada de doenças fúngicas.

Desde 1990, os irmãos Adair e Sady Camponogara vêm se dedicando à vitivinicultura em Dom Pedrito. Atualmente cultivam 12 hectares no sistema de condução “espaldeira” , um dos mais utilizados nos principais países vitivinícolas.

Cultivando quatro espécies,  Chardonnay , Cabernet Sauvignon , Merlot  e Tannat, forneceram uvas durante 17 anos para a Almadém. Atualmente, uma parte da produção é vinificada em Santa Maria, e outra parte entregue na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

  Compartilhe

Leia também: O vinho como remédio

 
início I artigos I história I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato

Os Vinhos.com.br - Todos os direitos reservados © 2012